Pronta para desafios
Stetsom completa 25 anos com foco no cliente e planos de crescimento
Há 25 anos, a Stetsom iniciava sua trajetória de sucesso no segmento de som automotivo, com o lançamento de um booster de 2 canais. De lá para cá, a empresa de Presidente Prudente (SP) diversificou seu portfólio de produtos, desenvolveu e aplicou novas tecnologias e se transformou em uma das mais importantes indústrias do setor nas Américas. No ano de seu jubileu de prata, Wilson Calza Junior, diretor de desenvolvimento da Stetsom, fala da trajetória da empresa e dos planos para o futuro, que incluem a ampliação do seu parque fabril, o lançamento de novas linhas e a disposição de enfrentar novos desafios. “Onde houver espaço para expandir o conceito de proporcionar o melhor em som automotivo para nossos usuários, nós estaremos atentos”, ressume. Confira a entrevista exclusiva do diretor da Stetsom à Car Stereo.
Car Stereo: A Stetsom acaba de completar 25 anos. Quais foram os principais momentos da trajetória da empresa?
Wilson Calza Junior: A Stetsom iniciou suas atividades em 1989 e, no ano seguinte, lançou seu primeiro amplificador, o AMX-5, um booster de 2 canais de 50 Watts. Naquela época, a empresa tinha apenas dois funcionários, mas passou a crescer rapidamente. Em 1992 a Stetsom lançou seu segundo modelo de amplificador, o AMX-10. A empresa mudou-se para um prédio maior e, ao final daquele ano, já contava com 35 funcionários. Em 1994, a Stetsom lançou uma linha completa de amplificadores, revolucionando o visual em perfil de alumínio. A linha se chamava Sea Power Line e, no embalo do Plano Real, chegou ao final do ano com 120 funcionários. Conseguiu passar pela ressaca do plano Real, em 1995, e pela crise asiática de 1998. Em 1998 a Stetsom experimentou forte período de crescimento, colocando seus produtos em diversos distribuidores. Em 2000 fez a sua primeira exportação para a Argentina, abrindo caminho para outros países da América do Sul. Em 2002, abriu sua fábrica de antenas automotivas, ampliando o leque de produtos. A partir de então se inicia um processo de diversificação forte de produtos, com crossovers, mixers, filtros supressores de ruído etc., além de três linhas completas de amplificadores. Em 2007, a Stetsom bateu o recorde mundial de SPL nos Estados Unidos, fato que deu à nossa marca grande reconhecimento mundial. A Stetsom, agora com o nome reconhecido mundialmente, iniciou um processo de exportação mais diversificado, chegando a colocar os seus produtos em mais de 30 países. Por tudo isso, a Stetsom é hoje uma das maiores fábricas de amplificadores e produtos automotivos das Américas.
CS: Qual é a atual estrutura física e humana da Stetsom?
WCJ: Estamos localizados na cidade de Presidente Prudente, a 560 km da capital paulista, e contamos com mais de 350 colaboradores. Nossas instalações têm 15.000 m2, sendo 8.000 m2 construídos. Está prevista a construção de outros 2.000 m2 para o biênio 2015/2016.
CS: Em relação às linhas de produtos da marca, como se deu essa evolução?
WCJ: O primeiro produto da empresa foi um amplificador do tipo booster (com transformador de saída), de 50 Watts por canal, em 1990, o AMX-5. Em meados dos anos 90, evoluímos para os amplificadores com tecnologia Mosfet. Em 1999 lançamos o booster mais vendido da história do som automotivo, chegando à impressionante marca de 2 milhões de unidades comercializadas em 2012. Atualmente, porém, o crescimento dos amplificadores digitais é o motor da nossa indústria. Hoje contamos com um mix de produtos que vai muito além dos amplificadores digitais de potência. Temos uma linha abrangente de antenas e hastes automotivas para as principais montadoras do mercado, e uma linha extensa de acessórios, que conta com cabos RCA, fontes, controles de longa distância, crossovers, voltímetros e processadores de áudio, entre outros.
Acima, a linha de produção de amplificadores na fábrica de presidente prudente (SP). Abaixo, estande da Stetsom em uma das feiras nacionais e internacionais das quais a marca participa
CS: A Stetsom tem tradição na fabricação de amplificadores para o dia a dia. Como foi a migração para o segmento de som mais pesado, com o lançamento de aparelhos mais potentes? Atualmente, quais são os segmentos mais importantes nos quais a Stetsom atua?
WCJ: Durante os anos 90, os mais vendidos eram os amplificadores para o dia a dia, e era o que a tecnologia nos permitia fazer. A partir do ano 2000, aperfeiçoou-se a tecnologia digital, que permitiu a extração de potências mais elevadas, e a renda do brasileiro começa a crescer drasticamente, permitindo o consumo destes amplificadores mais caros. Percebemos que esse segmento de som mais pesado era um nicho muito interessante a ser trabalhado, pois ali se encontram entusiastas do som automotivo e nos identificamos com isso. Pessoas que amam som de alta potência e fazem disso um esporte. Aprendemos a tirar o máximo de nossos produtos e hoje somos reconhecidos por nossos amplificadores de alta potência.
CS: Apenas por uma questão histórica: os famosos “boosters” ainda são fabricados? Por que?
WCJ: O mercado evoluiu muito, a renda da população cresceu na última década e, com isto, a demanda por produtos com maior tecnologia aumentou. Isto impactou muito a venda de amplificadores do tipo booster, que hoje são procurados por uma parcela cada vez menor da população, normalmente por questões culturais.
CS: A Stetsom sempre foi conhecida por ser uma empresa fabricante de amplificadores automotivos. Mas ela produz outros produtos também, como antenas, crossovers etc. Como se deu essa diversificação? Há planos para uma segmentação ainda maior?
WCJ: Fabricamos praticamente apenas amplificadores até o ano de 2002, quando iniciamos nossa primeira grande diversificação com a fábrica de antenas automotivas. A partir de então, sempre procuramos desenvolver produtos que proporcionassem uma experiência mais ampla para os consumidores de som automotivo. Daí nasceu a ideia de diversificar nossa linha e ampliar a gama de produtos para nossos clientes. Onde houver espaço para expandir o conceito de proporcionar o melhor em som automotivo para nossos usuários, nós estaremos atentos.
CS: Qual é hoje a participação da Stetsom no mercado de amplificadores automotivos? Ela é a líder em vendas?
WCJ: Hoje a Stetsom é uma das empresas de maior prestígio no cenário de som e acessórios automotivos. Ficamos felizes de conquistar este ano o Prêmio Marca Brasil, as láureas de “Melhor Amplificador Automotivo” e “Melhor Antena Automotiva”. Isso é fruto do trabalho voltado para entender aos anseios do consumidor. Quanto à liderança em vendas, é difícil mensurar, já que nosso segmento é carente de estatísticas, fato que estamos tentando mudar participando da Anafima (Associação Nacional dos Fabricantes de Instrumentos Musicais e Áudio) junto a outros fabricantes do setor.
CS: O mercado de som e acessórios automotivos tem passado por muitas e rápidas mudanças. Essas mudanças levaram muitas empresas a fechar ou mudar de atividade para sobreviver. Como a Stetsom vê este momento do mercado?
WCJ: Temos de estar atentos a essas mudanças. Na verdade, todos os mercados estão em constante mudança porque a tecnologia, as pessoas e a forma como elas se relacionam estão em constante mutação. Acho que o maior desafio para nós, indústrias nacionais, é lidar com o alto nível de integração do som original de fábrica e o carro, que vem cada vez mais completo, sobrando cada vez menos espaço para a indústria nacional ocupar este espaço dentro do carro. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as tecnologias proporcionam avanços maiores a cada dia. Mas estamos preparados para encarar esse cenário com inteligência, velocidade e entregando produtos diferenciados para os consumidores.
CS: Como a Stetsom enfrentou as adversidades e chegou aos 25 anos em plena atividade?
WCJ: Toda empresa passa por fases de altos e baixos. Passamos por duas grandes crises, sendo a primeira na ressaca do Plano Real, em 1995, quando, após a euforia do plano, tivemos de reestruturar nosso método de produção, reduzindo o quadro de funcionários e aumentando a terceirização. Já a crise asiática de 1998 nos levou a desenvolver a linha CL, produto de baixo custo e que inseriu a Stetsom no mercado de consumo. A partir daí, com estas duas grandes experiências, ficamos mais fortes, como empresa e marca. Quando o mercado está em crise, os consumidores tendem a optar por marcas fortes, nas quais eles tenham confiança. Isto ajudou a perpetuar a empresa nos anos seguintes e chegar ao momento atual.
CS: No ano em que comemora seus 25 anos, há planos de lançamentos comemorativos?
WCJ: Este ano, estamos lançando algumas novidades, tanto tecnológicas como de tendência. Começamos o ano lançando o Controle Versão Copa. Recentemente lançamos uma edição especial para a linha de amplificadores Vision, que é a Vision Colors. Lançamos também o processador STX2496, que em termos de tecnologia é um grande avanço para o mercado automotivo e amplia nosso know-how em processadores de áudio, no mercado. E para atender ao mercado de caminhões e ônibus, lançamos o VS300.2 Truck, um amplificador que trabalha em 24V e atende as necessidades desse grande nicho.
Estamos entusiasmados pois, daqui até o final de 2014, teremos lançamentos de impacto para o mercado de som automotivo.